20/07/2009

Biografia do Brad Pitt

A vida de um actor que para além de bonito tem mostrado ter um enorme talento, contada aqui, no Jolie-Pitt Fans!

William Bradley Pitt nasceu a 18 de Dezembro de 1963 em Shawnee, Oklahoma, Estados Unidos. É o filho mais velho de Jane Etta, uma alta conselheira escolhar, e William Alvin Pitt, proprietário de uma empresa de caminhões. Junto com o irmão Doug (três anos mais novo) e a irmã Julie Neal (seis anos mais nova), Pitt viria a crescer em Springfield, Missouri, para onde a família se mudou logo após o seu nascimento.

Foi criado no seio da religião Baptista e frequentou o liceu de Kickapoo, onde se envolveu em desporto e começou a dar os primeiros sinais da sua vocação pela representação e teatro. Seguiu-se o curso de jornalismo na Universidade de Missouri, Columbia, na qual pertenceu à fraternidade Sigma Chi.


Em 1987, aos 24 anos, Brad Pitt decidiu mudar-se para Beverly Hills, na Califórnia. Começou a estudar representação com Roy London com quem esteve durante seis anos. E os primeiros papeis começaram a surgir. Estreou-se na sitcom “Head of The Class” e superou a popularidade de Robin Givens. Foi convidado para dois episódios da série “Growing Pains”, seguindo-se a série “Another World”. Enquanto fazia testes para o show “Our House”, foi convidado para ler algumas falas do namorado de Shalane McCall e, de repente, entrou para a famosa série “Dallas". Pelo meio, foi protagonista em várias outras séries exibidas em primetime como “Thirtysomething", “21 Jump Street” e ”Freddy's Nightmares”. Entrou ainda, sem aparecer o seu nome, em “Less Than Zero” e no “No Man’s Land” ao lado de Charlie Sheen, até chegar a vez da série “Cutting Class”, onde deu corpo a um psicopata fixado em cheerleaders e iniciou uma relação amorosa com uma colega, a atriz Jill Shoelen.



Em 1988, Pitt obteve finalmente o seu primeiro papel no cinema no filme 'Dark Side Of The Sun'. A película foi rodada na antiga Iugoslávia e Pitt recebeu cerca de U$ 7 000 pelo trabalho de sete semanas. Durante a fase de montagem, começou a guerra e o filme só acabaria por estrear vários anos depois. Conheceu Juliette Lewis no telefilme 'Too Young to Die?', com quem viria a envolver-se emocionalmente e a trabalhar de novo, anos mais tarde, no filme 'Kalifornia' (1993). Em 1991, interpretou o papel de Joe Maloney em 'Across the Tracks', ao lado de Ricky Schroder.

Mas a atenção só chegou após ter participado com um pequeno papel em 'Thelma & Louise' onde interpreta uma cena de amor com a atriz Geena Davis. Seguiu-se com "Duas Vidas e o Rio", com Robert Redford na realização, o já referido “Kalifornia”, que protagonizou com a sua namorada na época, a controversa actriz e cantora Juliette Lewis, e a estrela de “Arquivo-X” David Duchovny.


Em 1994, Francis Ford Coppola escolheu-o para “Entrevista com o Vampiro”, trabalhando ao lado de estrelas como Kirsten Dunst (na época apenas com 11 anos), Tom Cruise, Christian Slater e Antonio Banderas.

Brad Pitt estava preparado para o mainstream e finalmente para uma ascensão considerável em Hollywood. “Lendas da Paixão” e “Se7en" foram a confirmação disso mesmo, com a nomeação logo a seguir pela Academia como Melhor Actor Secundário e a conquista de um Globo de Ouro pelo seu trabalho em “12 Macacos” (1996). A partir daí, não parou: “Sete Anos no Tibete”, “Conhece Joe Black?” (ao lado de Anthony Hopkins), “Snatch - Porcos e Diamantes” (realizado por Guy Ritchie), “Jogo de Espiões”, “A Mexicana” (com Julia Roberts), “Ocean's 11” e o épico “Tróia” são alguns dos exemplos.



Foi durante os anos 90 que Brad Pitt esteve envolvido com Gwyneth Paltrow, Thandie Newton, Robin Givens e Juliette Lewis.



Em 1998 conheceu a estrela da série “Friends”, Jennifer Aniston, com quem casou em Malibu, numa cerimónia privada, em 29 de Julho de 2000. O matrimónio durou vários anos e chegou a ser considerado um dos raros casamentos estáveis entre estrelas de Hollywood. Para isso, teria contribuído também o grande secretismo em que viviam, tentando manterem-se afastados o mais possível da mídia.

Em 2004, durante as filmagens de Mr. & Mrs. Smith começaram a circular rumores de que as coisas não estavam bem entre Brad e Jennifer e repentinamente, para grande surpresa dos fãs do casal, foi anunciada a separação a 7 de Janeiro de 2005.

Nunca se soube ao certo o que se terá passado para chegarem ao divórcio, até porque ambos continuam não querer fazer comentários. Só dois anos mais tarde é que Jennifer Aniston confessou em público o quanto havia sofrido com a separação sem contudo revelar pormenores.

Mas a imprensa encarregou-se de encontrar a explicação: Angelina Jolie e o escândalo “Sr. & Sra. Smith”. À medida que o casamento com Aniston terminava, aumentava a alegada “química” entre Pitt e Jolie durante a rodagem de “Mr. & Mrs. Smith”. Ambos negaram qualquer envolvimento, mas a palavra adultério andava já estampada na imprensa especializada. O certo é que o divórcio de Aniston ficou concluído em 2 de Outubro de 2005, 6 meses depois do célebre paparazzi registado numa praia do Quénia onde se via Pitt, Jolie e o filho dela, Maddox, num clima muito íntimo.

Em Julho de 2005, Pitt voltou a ser visto na companhia de Jolie, desta vez na Etiópia, aonde a atriz se deslocou para adoptar uma menina de 6 meses, de nome Zahara.

Angelina revelaria mais tarde que afinal ambos haviam tomado a decisão de adoptar a menina em conjunto. Em Dezembro de 2005, Pitt confirmou aceitar a adopção conjunta dos filhos de Angelina Jolie e, pouco depois, durante uma viagem ao Haiti, começaram a circular rumores de que a actriz estaria grávida de Pitt.


Mas apenas em 11 de Janeiro de 2006 Jolie confirmou a notícia. A criança, uma menina, à qual foi dado o nome de Shiloh Nouvel Jolie-Pitt, nasceu em 27 de Maio de 2006 numa clínica em Swakopmund, na Namíbia, despertando um interesse da mídia sem precedentes.

Já no ano seguinte em 2007, foi a estreia do aclamado “Babel”, ao lado de Cate Blanchett, dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu. O filme conquistou 7 óscares da Academia e outras tantas nomeações para os Globos de Ouro, incluindo mais uma para Brad Pitt como Melhor Actor Secundário.

Ainda em 2007, Brad entrou para a lista dos “100 Homens Mais Influentes do Mundo” da revista Time e começou a envolver-se em causas sociais ao lado de Angelina Jolie.

Brad tem sido um apoiante activo na pesquisa em doenças como a SIDA e é membro da ONG Not On Our Watch, com George Clooney, Matt Damon, Don Cheadle e Jerry Weintraub, uma organização focada na prevenção de massacres e outras atrocidades de guerra, como o que ocorreu em Darfur.

Nesse mesmo ano, o casal decidiu aumentar a família, sendo que após 11 messes depois do nascimento de Shiloh adoptaram Pax Thien Jolie-Pitt (chamado originalmente Pham Quang Sang), uma criança vietnamita nascida a 29 de Novembro de 2003.


No ano seguinte voltam a ser pais biológicos pela segundo vez, quando a 12 de Julho de 2008 Angelina dá à luz em Nice, França, um casal de gémeos, Knox Léon Jolie-Pitt e Vivienne Marcheline Jolie-Pitt.

Neste mesmo ano é a estreia de "O Estranho Caso de Benjamin Button" que fez Brad receber a indicação para melhor actor nos Óscares. Brad não ganhou o Óscar, perdendo por Sean Penn pelo seu papel em Milk.

Já durante o mês de Maio em Cannes, Brad Pitt, compareceu em Cannes para a apresentação de "Sacanas sem Lei", um filme passado na época da 2ª Guerra Mundial, realizado por Quentin Tarantino.

1 comentário:

  1. Eu adoro o Brad Pitt! Sonho um dia conhece-lo a ele e à sua familia! Gosta de viver durante uns tempos com eles!

    ResponderEliminar